Eu falei um tempo atrás aqui sobre o jogo Hagane, um clássico escondido do Super Nintendo, e preciso falar sobre um que, pra mim, é a sequência dele, Vengeful Guardian Moonrider é jogo brasileiro que sabe dosar as homenagens aos clássicos com a criação de um jogo de plataforma incrível, que virou um dos meus favoritos!
Esse é um jogo da Joymasher, empresa que criou a verdadeira sequência de Contra Hard Corp, Blazing Chrome, simplesmente um dos melhores Run n' Guns já feitos, e com Moonrider eles acertam de novo!
Se Hagane se inspira em Shinobi 3 e Strider, Moonrider acrescenta Megaman X4 na brincadeira, onde além de cenários parecidos, você ganha novas habilidades derrotando cada chefe, e um poder ajuda a derrotar outro inimigo mais facilmente.
Ser um jogo 2D de ação em pixel art já ganha meu coração, mas esse jogo tem uma profundidade enorme no combate, com diversos movimentos a se fazer e aprender para derrotar os inimigos perfeitamente posicionados na tela. São poucas fases, mas você vai jogar de novo e de novo até conseguir as melhores pontuações!
Como o nome diz, a história é protagonizada por um guardião vingativo; uma arma criada para defender ditadores que tem oprimido a população por décadas. Mas esse guardião resolve lutar contra seus criadores e seus irmãos guardiões para ajudar o povo e a rebelião que está se formando contra o governo tirano.
Eu amo um detalhe que em todo encontro contra os chefes, temos um pequeno diálogo e uma frase dublada em japonês, numa vibe bem Tokusatsu meets Megaman X4, que tem isso também, e é muito bom, cria um baita clima para as batalhas. Nem preciso dizer que é um jogo difícil, principalmente no começo quando está aprendendo o ritmo e o que o jogo quer que você faça.
Um detalhe bem legal dele é a mecânica de chips pro seu robô, casa fase tem uns poderes escondidos pra você pegar, tipo as cápsulas do Megaman, que tem coisas como "dar mais dano", "cada inimigo derrotado você recupera vida", "pulo duplo", e você pode equipar dois chips desse por vez em uma fase, e vai descobrindo qual pode te ajudar melhor em cada situação.
Com um combate ágil, muito estilo e narrativa divertida, esse é um dos melhores jogos de ação dessa geração, e não poderia deixar de ser minha dica de hoje!
Ficha Técnica:
Vengeful Guardian Moonrider (2023)
Desenvolvedor: JoyMasher
Publicadora: Arcade Crew
Plataformas: PC, PlayStation 4, Switch
Jogadores: 1
Game Design: Danilo Dias, Andre Chagas Silva