Melhores Desenhos de Ação dos Anos 90 - É Tudo Biscoito

Breaking

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Melhores Desenhos de Ação dos Anos 90

Semana passada repassei por alguns dos melhores (e meus favoritos) desenhos de ação dos anos 80!


Está na hora de continuar essa lista indo direto para os anos 90! Vamos as regras, não tem ordem (com exceção do último item), e aqui não vai ter todos os desenhos de ação, a lista é composta exclusivamente por nostalgia minha, então muita coisa legal pode ficar de fora porque eu realmente não assisti nos meus tempos de criança, ok? ok!


  • Superman A Série Animada

Quando esse desenho começou a passar na Record eu já era um grande fã do personagem atrás de qualquer coisa com um S estampado na capa, e essa animação era implemente incrível, trazendo todo o universo do personagem repaginado e compactado pra fazer mais sentido do que nas HQs, eu realmente não gostava do Azulão ser tão fraquinho, mas ainda sim o que valia mais eram as excelentes tramas e aventuras que ele se metia pra salvar a terra.


  • Batman do Futuro

Mind Blown seria a expressão que eu usaria se conhecesse esse termo naquele tempo, que série incrivel, era uma visual e estatística bem adultas, explorando o maior "What If" que eu já tinha visto até então, um Batman completamente diferente num futuro sombrio. Olha eu demorei muito pra me acostumar a viver sem Bruce Wayne, mas tudo mudou depois daquele filme onde o Coringa volta e temos as cenas mais bizarras para um "filme para crianças", é implemente incrível e você precisa assistir.


  • As Meninas Super Poderosas

Eu era simplesmente fissurado por esse desenho, isso porque desde pequeno fui apresentado ao Godzilla em fitas VHS vindas da Liberdade, adorava as lutas de monstros gigantes, e desde que aprendi a ler lia só super heróis (além de não ser babaca como alguns amigos que não viam porque era "desenho de menina"), então As Meninas Super Poderosas era um misto de coisas que eu sempre amei, as historias eram engraçadas, o traço forte que lembrava HQs sempre me fascinou, as lutam eram incríveis e sempre tinha um novo "monstro da semana" que sabia explorar muito bem diversos personagens daquele universo fazendo piada com os mais diversos aspectos dos filmes de monstros e super heróis.



Queria só aproveitar pra criticar um pouco tanto a série nova, que realmente tenta fazer uma coisa nova, mas o roteiro é muito fraco combinado a uma animação horrorosa que parece vinda diretamente de Clarencio o otimista, quanto as últimas temporadas do desenho clássico mesmo, que já perderam um pouco a mão e tiraram o foco das lutas para historias com as meninas que não eram lá muito engraçadas.
  • Os Gargulas

Depois do sucesso de Batman Beyond a Disney apostou em seu próprio desenho de ação criando este clássico, os Gargulas vinham com uma narrativa mais adolescente e com traços fortes sempre com temas um pouco mais sérios, um universo complexo com diversos personagens diferentes. Infelizmente é um daqueles desenhos que ficam no coração, mas a gente não lembra muito sobre as historias né xD




  • Aeon Flux

A MTV tinha umas paradas bem esquisitas na programação, e esse desenho aqui ganha um prêmio de esquisitice, não me lembro se cheguei a ver realmente na própria MTV ou em algum outro canal de TV a cabo, mas Aeon Flux era um desenho meio sinistro, principalmente pela animação a animação brincava com movimentos sexuais e gore das diversas situações mostradas, e o próprio design das personagens, aquele estilo exagerado mais comum em quadrinhos europeus. Esse aqui entrou não por ser um dos melhores por assim dizer, mas porque por algum motivo esse desenho sempre está na minha memoria pela estranhice dele.



  • X-Men

Voltamos aos desenhos de super heróis, sempre presentes né, e a animação dos X-Men é realmente um marco nas animações, esse desenho foi responsável por transformar os personagens em toda essa potência que são hoje, as versões de personalidade e uniformes apresentadas aqui são as que todo mundo conhece e identifica cada um dos X-men até hoje. Isso porque era legal mesmo, por mais que a violência estivesse de fora e o Wolverine jamais fosse fincar as garras em ninguém, ainda tinha toda a carga de critica ao racismo e preconceito, a dificuldade que as pessoas consideradas "diferentes" tem na sociedade, e tudo aquilo que fazia das HQs um sucesso.



  • Homem Aranha

E o que foi dito quanto ao desenho dos mutunas é o mesmo que eu falo sobre o clássico Homem Aranha dos anos 90, todas as crianças daquela geração conheceram algumas das melhores sagas do cabeça de teia a partir desse desenho! Aqui tínhamos um Peter bem parecido com os quadrinhos, passando pelos problemas pessoas e se sacrificando para ser o herói, mas além disso eu cito as adaptações de historias clássicas e principalmente a introdução do Venom, que nos quadrinhos vinha de uma saga maluca e cheia de crossovers (Guerras Secretas) e aqui se transformou em um especial de 3 episodios que com muita criatividade introduziu o personagem no universo trazendo tanto a saga do uniforme preto quanto a luta contra o Venom, era épico! Quer rever? Clica aqui.





  • Os Cavaleiros do Zodíaco


Tá na hora dos animes! E junto com Dragon Ball Z, esse aqui é um dos portões de entrada pra muita gente, e olha que eu nasci no meio dos 90, então só fui assistir isso lá pro começo dos anos 2000. CdZ tem aquela magia especial dos animes, é mais sério, violento, mas principalmente foi um dos primeiros desenhos que a gente assistia que tinha uma historia que ia se alongando por meses a fio, finalmente entendiamos o que nossas mães/pais viam nas novelas, era querer acompanhar a aventura e ver como eles iam vencer os virtualmente invencíveis Cavaleiros de Ouro! (foi até onde acompanhei pelo menos xD). 



Por isso CdZ tem um espaço especial no meu coração, alias se alguém quiser rever o anime, eu também fiz um especial em forma de filme dos primeiros episódios, saiba mais clicando aqui pra matar a saudade. Mas eu realmente recomendo, pra quem quiser conhecer ou rever toda a historia completa, ler o mangá original, sim o desenho é meio feio, e o começo da historia é bem fraco, mas quando a historia engrena, lá pra parte do flashback do Ikki mais ou menos, fica bem divertido de ler e você vai devorando as paginas e aquele roteiro tão engraçado por se levar tão a sério.


  • Yu Yu Hakusho


Esse aqui foi o último que acompanhei no falecido grande 'Rede 21', que já foi o canal dos animes da Band, o mais legal pra mim é que por mais que fosse um anime de luta, com torneio e tudo, se parecia diferente de tudo aquilo que vinha antes, o protagonista era um estudante meio babaca que acabava se metendo num mundo cheio de espíritos e fantasmas, eram coisas meio sinistras que realmente eram atraentes de se acompanhar.




  • Digimon

Lembra de quando Digimon era relevante ao ponto de ter treta entre Pokémon? Pois eu era um feliz #TeamDigimon, além das lutas o que esse desenho tinha de muito loko era o mistério, a cada episodio conhecíamos mais sobre aqueles personagens tão diferentes, os monstros iam ganhando novas evoluções, e as crianças procuravam novos jeitos de fugir daquele perigoso mundo digital, a primeira temporada tinha um carisma que a série nunca mais pegou de volta, o foco na historia e no desenvolvimento de personagens, vale a pena até hoje passar pra criançada.



  • Samurai X

Agora é ação pra gente grande, fomos atrás de muito da cultura dos samurais, ninjas e Japão feudal por causa dessa belezinha aqui. O plot é excelente, um grande espadachim que tem um passado como assassino, mas no começo da série prometeu nunca mais matar, porém a vida é uma caixinha de surpresas e ele precisa pegar a espada vez ou outra pra ajudar alguém ou terminar antigos assuntos não resolvidos. 



E o melhor desenho de ação dos anos 90 é:


  • Batman the Animated Series


O desenho que começou todo o universo animado da DC, e explodiu a popularidade do homem morcego, isso graças a uma animação simplesmente fantástica, a criação de um universo único com aquela atmosfera gotica, a música do filme do Tim Burton, as TVs em preto e branco, os gadgets oldschool, tudo isso combinado com um roteiro adulto, que respeita seu publico e agrada tanto as crianças quanto aos pais, pode pegar qualquer episodio e se apaixonar pelas aventuras do Batman!



E por enquanto vamos parar por aqui, estão gostando dessa viagem no tempo? Em breve eu volto com alguns desenho que sairam entre 2000 e 2010 pra fechar essa lista o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário