Comecei minha maratona pelos filmes da série 007, peguei uma assinatura no MgM+ só pra isso (e pra ver Um Convidado Trapalhão), e está sendo incrível até aqui, uma baita viagem no tempo pelo que é filme de ação e machismo no cinema antigo xD
O primeiro filme de 1962 já começa a tradição dos títulos em português serem sempre melhores que os originais, sempre 007 contra alguma coisa ou alguém contra ele, e ainda mais um cara satânico, não tem como não rir com esse titulo.
Sean Connery tem todo o charme e o clima do filme na palma das mãos, e na sua primeira aventura, James investiga o desaparecimento de um agente britânico, o que o leva de encontro ao esconderijo do Dr. No, um gênio louco que pretende desviar o rumo dos foguetes americanos. Esse primeiro filme chega a ser um começo tímido para o agente secreto, com cenas de ação bem meia bocas pra hoje em dia, e planos mirabolantes do vilão que parecem tirados diretamente da série do Batman dos anos 60, mas até faz sentido, os livros também são bem fantasiosos, e esse filme é dos anos 60!
Eu gosto que Dr. No não é um filme de origem, 007 já é um "espião famoso" e fodão, e nunca sabemos muitos bem do passado do herói, mas sabemos que ele já viveu grandes aventuras. Sean Connery tinha só 32 anos, e está muito bem pros anos de 1960, e o filme começa com a cena clássica da apresentação do personagem em uma mesa de baccarat, ganhando as partidas e sendo paquerado, não é um filme de origem mas só nesse comecinho, toda a composição da cena, já somos apresentados a quem é James Bond, como ele age, o que as pessoas acham dele, e como ele resolve os problemas, é uma abertura sensacional.
O filme não teve grande orçamento, então por isso a maior parte é composta por muitas cenas de investigação, e pequenas porradarias aqui e alí, o filme também se arrasta um pouco, sendo longo demais pro seu próprio bem, já que não tem lá tanta historia assim pra contar, isso até o final do filme, a última meia hora sim é mais empolgante, com a belissima Bondgirl Ursula Andress entrando em ação, e toda a sequencia final de Bond contra os agentes coloridos de Dr. No no maior estilo "vilão da semana" do Batman de Adam West.
007 Contra o satânico Dr. No é um começo simples porém efetivo no universo que viria a ser construido nos próximos filmes, e eu gostei bastante.
Quero dar uma ficha tecnica pros filmes que falar aqui daqui em diante, me lembrem caso eu me esqueça ok?
Ficha Técnica:
007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, Inglaterra, 1962)
Direção: Terence Young
Roteiro: Richard Maibaum, Johanna Harwood e Berkely Mather
Elenco: Sean Connery, Ursula Andress, Joseph Wiseman, Jack Lord, Bernard Lee, Anthony Dawson, Zena Marshall, John Kitzmiller, Eunice Gayson, Lois Maxwell, Peter Burton, Louis Blaazer e Tim Moxon
Duração: 110 min. (1 hora e 49 minutos)