Final Fantasy Type 0 - War... It's Fantastic! - É Tudo Biscoito

Breaking

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Final Fantasy Type 0 - War... It's Fantastic!


Eu nunca fui muito fã de RPGs de turno, e por mais que meu lado game designer adore quase tudo sobre Final Fantasy, a parte de jogar nunca foi muito comigo. 

E por isso que alguns spin offs sempre me chamaram atenção pra entrar naquele universo, Crisis Core foi um que tentei muitas vezes jogar, mas ainda faltava alguma coisa no combate que me fizesse realmente curtir o titulo (já que a narrativa lenta desses jogos sempre foi um desafio pra mim), e então a Square Enix lança a versão em HD do game antes exclusivo para PSP que de longe sempre me pareceu resolver os problemas que tinha com a série, e realmente, não é uma experiencia tipica da serie, e isso é muito bom!


O legal do Type-0 é sua ligação total com os temas de guerra, todos os elementos do universo, de gameplay, de menus, são todos ligados com batalha, todas as magias do jogo são Bombas de Fogo, Misseis Elétricos ou Balas de Gelo. A trama do game gira em torno de um grupo de cadetes, a tal classe Type-0 no meio de uma guerra contra um poderoso império DUMAL que pretende tomar de conta do planeta, o foco dessa historia está no drama da vida desses jovens, os amigos que morreram em batalha e todas as conspirações que vão se desenrolando ao longo do jogo.


Inicialmente os personagens parecem meio batatas, mas eles vão melhorando aos poucos, conhecendo melhor eles pelas entrelinhas de conversas e interações entre as fases, o arco geral da historia, todo o drama da guerra também cumpre muito bem o papel de prender o jogador na historia, mas aqui o importante mesmo é o gameplay. Como já falei você controla os jovens da Type 0, e sim, todos eles, são 14 personagens, e cada um deles tem sua própria evolução, XP, arvore de atributos, o pacote completo.


Type 0 é um RPG de ação, o jogo é mais frenetico, você sempre leva 3 soldados para o campo de batalha, e cada um tem uma especialidade diferente, combate direto, entre armas leves e pesadas, os healers ou os atirados para um combate a distancia, com armas rápidas ou lentas e com mais dano, a estrategia ideal depende do seu tipo de jogo e da analise do perigo a ser enfrentado.


O jogo ainda se divide entre as "fases de ação", e também a exploração do mundo, a base dos cadetes é na sua "escola militar", se posso assim dizer, e além de diversas atividades dentro do local, você vai sair e explorar os arredores encontrando outras cidades, com diversas side-quests, e encontros aleatorios com a ajuda dos Chocobos, que aqui são quase cavalos de guerra.


Novamente o legal do game é que tudo gira em torno da guerra, então encontros aleatórios são emboscadas de inimigos, existem sessões onde o gameplay muda para um quase levemente de estrategia onde você comanda tropas para invadir cidades e conquistar novos terrenos, você cria chocobos e pássaros mágicos para auxiliar no seu transporte, e muitos outros detalhes que deixam essa aventura riquíssima.


Por mais que goste do game, claro que tem diversos pontos negativos, um deles é a própria forma como a historia é contada, pra quem sempre curtiu a série eu acho que não deve ser problema, mas eu particularmente acho muito arrastada, explicando de novo e de novo elementos básicos, principalmente de gameplay, logo no inicio do jogo uma fase nos mostra todo "how to play 101", e logo em seguida temos diversos tutoriais repetindo coisas que já fizemos.


A tal versão "HD" também deixa muito a desejar, diversas texturas são tiradas diretamente do PSP, o que deixa muito do jogo com uma cara péssima, principalmente os personagens genéricos das cidades.


Ah, e pelo amor de deus, coloque o jogo no audio japones logo do inicio, a dublagem em inglês é inacreditavel de ruim, os personagens soam forçados e as conversas se tornam duas pessoas lendo um texto uma pra outra, fica na legenda que você treina mais seu inglês e aproveita bem mais também xD


Final Fantasy Type 0 é um jogo que brilha pelo gameplay agil, e muito diferente de quase tudo que você já jogou, com 14 personagens distintos para conhecer e evoluir, uma trilha sonora excelente (escutem o tema do jogo que vou deixar aqui no post, é sensacional!), narrativa e gameplay que se combinam para uma experiencia bem única, não tem como não recomendar essa aventura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário