Em defesa da Sandopolis Zone - É Tudo Biscoito

Breaking

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Em defesa da Sandopolis Zone


Hoje quis fazer um post diferente aqui no blog, e falar um pouco sobre um aspecto do meu jogo favorito, Sonic 3 & Knuckles, considerados por muitos o melhor jogo da 'era clássica' do mascote da Sega xD

Assim como Mario e Donkey Kong, Sonic é um tipo de jogo que foca nas diferentes 'gimmicks' em cada fase, eles são truques ou elementos diferentes que aparecem algumas vezes ao longo dos jogos pra mudar um pouco o esquema do gameplay dar coisas diferentes pro jogador fazer, como inimigos com padrões diferentes, ou mecânicas inteiramente novas, como uma fase de água, que faz o jogador ter que ganhar mais destreza nos controles do personagem, ou aquelas caixas que fazem o Sonic quicar pra todos os lados como uma bola de pinball e forçam o jogador a pensar em novas estrategias de movimentação para chegar a um lugar especifico.


Um desses gimmicks mais odiados pelos fãs é da fase Sandopolis Zone, nela Sonic ainda está se aventurando pela Angel Island quando chega a um enorme deserto, a primeira zona só tem como novidades um pouco de rapel e plataformas onde a areia cai infinitamente e você precisa continuar pulando para poder subir ou não ser engolido por ela. 


No fim do primeiro ato Sonic se depara com a entrada de uma gigantesca piramide escondida no deserto, e ao derrotar o boss para entrar nela nos deparamos com diversos obstáculos que transformam essa numa das fases mais difíceis do jogo, mais odiada por alguns... e mais interessante para outros.


Dentro da piramide há um breu quase total, e para acender as "luzes" é necessário pular em interruptores para que o Sonic puxe eles e tragam a luz de volta.



Ao ativa-los a luz se acende e pouco a pouco a piramide vai escurecendo novamente, mas tem um porém, conforme as luzes se apagam fantasmas aparecem e vão ganhando mais e mais força quanto mais escuro está o lugar, se as luzes se apagarem por completo, os fantasmas podem atacar o ouriço, e a unica defesa quanto a eles é ativar outro interruptor.


Pra piorar a fase é recheada de inimigos bem posicionados, e alguns puzzles simples pra resolver, são rapidos, claro, combinando com a mecânica toda do jogo, como liberar areia para acessar partes mais altas, ou empurrara alavancas para abrir portas. Tudo isso é feito para tentar atrasar o jogador e ativar os fantasmas, e cria uma tensão que perdura a fase inteira!


Lendo isso e jogando, pode sim ser um pouco entediante e difícil, mas cara como essa mecânica combina com o jogo e mostra que é possível trazer diversos elementos diferentes para a simplicidade de gameplay que Sonic tem! 

O jogo é baseado em ritmo, velocidade e atenção aos inimigos, os inimigos são bem posicionados e  você precisa ter reflexos rápidos pra desviar ou ataca-los sem perder moedas, Sandopolis é uma fase já lá pro final do jogo, e aqui testamos nossas habilidades quase ao máximo, pois temos um desafio de tempo, afinal essa mecânica de ativar um interruptor e correr pro outro é basicamente um time attack, se chegar a tempo mantemos a dificuldade normal, se não, o jogo te castiga trazendo fantasmas que vão atacar sem dó.



Sonic 3 tem muitas gimmicks legais em diversas fases que também combinam muito bem com a mecânica basica do jogo, como a mudança de gravidade em Death Egg Zone e as correntes de vento em Mushroom Hill Zone, mas nenhuma delas testa tanto sua habilidade de uma forma justa quanto em Sandopolis Zone.


Sonic Mania trouxe novamente essa mesma mecânica de interruptores em Oil Ocean Zone Ato 2, nessa fase o petroleiro onde Sonic está começa a pegar fogo, e novamente você precisa ativar interruptores para resetar o incendio, o principio é o mesmo, chegue a tempo no próximo ou o fogo vai tirando suas moedas, mas ficou um pouco mais facil pois não tem alavancas pra empurrar ou puzzles pra resolver, mesmo assim a galera ainda acha essa a pior fase do jogo, e de forma alguma ela é, afinal também está lá pro final do game servindo o mesmo propósito de Sandopolis Zone.


Tudo isso é pra dizer que se você encontrar algum desafio assim que te deixe meio bravo com a dificuldade pra passar de fase em um jogo, analise bem ele, a 'gimmick' pode ser bem interessante na verdade, e adiciona novidades pro jogo que só testam suas habilidades e te transformam num jogador ainda melhor.

Não dou notas aqui mas... Sonic 3 & Knuckles 10/5 Masterpiece!

Um comentário:

  1. Fase com level design maravilhoso.. e ótima trilha sonora tbm, principalmente o act2

    ResponderExcluir