Um dos melhores e menos conhecidos jogos de Super Nintendo é sem dúvidas Hagane, de 1994, um jogo de ação bem único que mistura vários estilos diferentes para criar uma experiência bem única.
A começar pela ambientação, que mistura elementos tradicionais japoneses como samurais e ninjas, em cenários futuristas e distopicos, com naves espaciais e robôs magicos.
O game foi o primeiro desenvolvido pela empresa CAProductions, fundada em 1993, eles fizeram alguns jogos de ação bem legais como Kishin Doji ZENKI: Battle Raiden e Digimon Rumble Arena.
Hagane a primeira vista se parece muito com Castlevania Rondo of Blood, mas pega mais elementos de Shinobi 3, de Mega Drive, e deixa um pouco mais acelerados, com diversas armas especiais como em Mega Man, mas uma variedade de movimentos diferentes parecidos com um Strider.
Nosso protagonista é uma especia de robô que ganha vida por magia, o design dele e de todos os vilões e chefões são fantásticos, a maioria das lutas são bem cinematográficas, o único ponto fraco do game é a música, que não é lá muito memorável.
Voltando para o gameplay, temos 4 armas diferentes, a espada que é o seu ataque padrão, uma corrente, e 2 ataques que possuem munição finita, shurikens e bombas, além de um ataque especial que limpa a tela, você pode ir alterando as armas a qualquer momento para o que for melhor pra você em cada ocasião. A movimentação é um destaque a parte, os botões L e R fazem o herói dar estrelinha pela tela, e ainda dá pra grudar no teto ou quicar nas paredes para atravessar os cenários de uma forma rápida e mortal, demora um pouco pra aprender, mas é recompensador.
Como você deve imaginar, Hagane é um jogo bem difícil, inimigos pulando em toda parte e desafios de plataforma exigentes, é um jogo que pede pra você aprender mesmo a usar todos os comandos. Mas é bem justo depois que você aprende os padrões dos inimigos. Morrer é voltar desde o início da fase, mas as vidas são infinitas e as fases são dividas em pedaços curtos.
Eu amo de paixão as lutas contra os chefes criativas, os usos do Mode 7 para algumas fases, é praticamente um Uncharted de sua época, com um monte de set pieces maneiras, na verdade, é um Strider-like de sua época, que meio que inventou isso.
Hagane é um jogo obrigatório para fãs de jogos de ação e quem procura algo diferente no Super Nintendo, fica a recomendação de hoje!
Ficha Técnica:
Hagane The Final Conflict (1994)
Desenvolvedor: CAProduction
Publicadora: Hudson Soft
Plataformas: Super Nintendo
Jogadores: 1
Diretor: Kappa Yuzawa