Shadow Generations é um jogo realmente impressionante, ele finalmente mostra tudo o que o estilo de gameplay imaginado pela Sonic Team pode ser com tempo, dinheiro e alto valor de produção. Desde o Sonic Unleashed eu não via um jogo tão redondinho e bem feito na série.
Mas o meu foco nem é esse, e sim como ele eleva a franquia, digo isso porque assim como Sonic Generations, o Shadow Generation revisita não só as fases, mas ideias de jogos anteriores da série, cada fase tem os inimigos diferentes de cada jogo, e usa praticamente as mesmas gimmicks e estilo de jogabilidade de cada um, atualizadas e transformadas no estilo próprio desse aqui.
Eu estava sentindo que tinha algo especial aqui mas não sabia dizer exatamente o que era, até que cheguei na fase Sunset Heights, que vem do jogo Sonic Forces, que na minha opinião, é o pior dessa chamad a "Era Boost", que são os jogos que vem depois de Unleashed. Forces é um jogo extremamente simplorio, com level design fraco, jogabilidade simplificada que tira o desafio em troca de imagens bonitas (nem tão bonitas assim porque o jogo é meio feio).
Só que a versão "Shadow Generada" exalta tudo o que Forces queria fazer, a fase se passa em uma cidade destruída pela guerra e tomada por robôs gigantes do Robotnik, e o show está todo aqui, mas na jogabilidade, aí sim ela brilha, inimigos mais agressivos, caminhos mais interessantes, ela mistura elementos de diversas fases do Forces que se passam nessa região em uma só fase enorme e cheia de desafios divertidos, sem contar as fases extras que usam toda a temática de guerra e resistência do jogo em alguns mini games legais e curtinhos, que são obrigatórios pra avançar na historia do Generations então é bom que sejam divertidos.
Bom, é um pequeno resumo do porque Shadow Generations não é só o melhor jogo da série Sonic em 3D, mas como ele eleva a série usando tudo o que deu certo no experimental Sonic Frontiers, e colocando num pacote redondinho, nossa, os chefes desse jogo, que espetáculos visuais! (com exceção do primeiro, o Biolizard, os outros são todos incríveis).