E chegamos ao quarto filme de James Bond, mais uma ação internacional em Thunderball, um filme que eu tinha muita expectativa após meu favorito Goldfinger, ainda com o grande Sean Connery, mas que acabeu saindo um pouco desapnotado.
Voltamos com o diretor Terence Young (de Dr. No e Moscou Contra 007), e aqui Bond segue enfrentando a S.P.E.C.T.R.E. em um plano de extorsão atômica mundial, nesse filme, a organização terrorista mostra suas garras em um mega plano onde sequestram uma ogiva nuclear e ameaçam explodir a menos que a OTAN pague, esse filme é o que dá a base para a parodia de Austin Powers, e devo dizer que em Austin Powers é muito mais divertido.
Thunderball é um filme que tenta ser grandioso, com um foco em cenas de ação subaquáticas, tem um monte de cenas debaixo d'agua, e algumas são realmente as melhores que já vi, isso porque são sequencias onde a gente consegue ver e entender tudo o que está acontecendo, com muitos personagens nadando e se enfrentando, tem cenas de ação bem empolgantes, e um foco maior na narrativa dos vilões, a gente acompanha todos os passos da galera da Spectre, e principalmente o vilão principal da vez, o Nº 2 da organização, Emilio Largo e sua missão pelas Bahamas.
As sequenticas de ação todas são impressionantes, por isso mesmo das cenas de ação na agua onde a gente consegue ver e entender tudo, até a clássica cena onde Bond está em uma piscina cheia de tubarões, ou na batalha final, mas também é a parte chata do filme, já que ele arranja uma desculpa pra mergulhar a cada 10 minutos, e essas cenas acabam se alongando demais, mostrando cada passo da operação
.
Isso também vale para o tempo de tela dos vilões, a gente fica perdendo um tempo danado vendo eles fazendo seus planos, e isso não é muito interessante, o filme tem um problema terrivel de ritmo, e nada é muito gostoso de assistir, Bond é ainda mais machista que no filme anterior, mas sem uma parceira tão importante ou com espaço de tela, 007 Contra a Chantagem Atômica é uma sequência decepcionante, com poucos momentos interessantes de ação e uma historia muito lenta sem ritmo e com poucas coisas marcantes, não recomendaria esse filme.
Ficha Técnica:
007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball, Inglaterra, 1965)
Direção: Terence Young
Roteiro: Richard Maibaum, John Hopkins
Elenco: Sean Connery, Claudine Auger, Adolfo Celi, Luciana Paluzzi, Rik Van Nutter, Guy Doleman, Molly Peters, Martine Beswick, Bernard Lee, Desmond Llewelyn, Lois Maxwell, Roland Culver, Earl Cameron, Paul Stassino, Rose Alba, Philip Locke
Duração: 2 horas e 10 minutos.