O Superman da Fleischer Studios - É Tudo Biscoito

Breaking

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O Superman da Fleischer Studios

Uma das produções mais importantes e influentes da historia da animação é a série de 17 curtas animados do Superman lançados pela Paramount Pictures nos anos 40!



Nesse período da historia o Superman não era somente o herói mais famoso do mundo, como também o que mais vendia, e essa série de filmes lançados nos cinemas possuem uma qualidade tão incrível que não só se mantem até hoje, como influenciam obras em todo o mundo.



Em 1941, Max e Dave Fleischer tinham um estúdio de animação em Miami, na Florida, e receberam um convite da Paramount Pictures para produzir uma série sobre um recente fenômeno de popularidade nas historias em quadrinhos chamado Superman.



Porém os Fleischer estavam saindo da produção de alguns filmes como A Viagem de Gulliver (1939) e No Mundo da Carochinha (1941), e estavam receosos em produzir algo tão longo como uma série completa de ação em animação para os cinemas, algo inédito para a época.





Por isso eles pediram uma quantia enorme de dinheiro, imaginando que a Paramount iria recusar. Alegando as dificuldades técnicas para produzir algo tão complexo, pediram US$100,000 por episodio, 4 vezes mais do que custavam os curtas do Marinheiro Popeye, também produzidos por eles, essa quantia hoje em 2020 - ajustando a inflação - equivale a maios ou menos US$1 milhão e 800 mil (!). 



Para sua surpresa, a Paramount entrou em negociação com eles, oferecendo $50,000 para os episódios em si ($911,255.32 hoje em dia), e a maior campanha de marketing e distribuição que eles já tiveram em seu estúdio, o resto é historia.



Então os 8 primeiros curtas dessa série foram produzidos pela Fleischer Studios, até 1941, quando os irmãos Fleischer acabaram se desentendendo, e ambos saíram de sua própria empresa, com isso a Paramount remodelou o estúdio criando a 'Famous Studios', que faria os próximos curtas dalí pra frente.



Esses 8 primeiros possuem historias mais focadas em ficção cientifica, com o Superman enfrentando cientistas malucos e monstros gigantes. Todos eles estão disponíveis no nosso novo canal de animações em domínio publico 'Flashback Time', e em versão dublada, que vou colocar aqui no fim do post.



Entre algumas das coisas marcantes presentes na série temos a criação do poder mais emblemático do personagem, e talvez o mais usado por todos os heróis que é o voo, antes dessa série o Superman só podia pular muito alto, mas os animadores pediram para que ele pudesse voar, para economizar na produção.

Além de influenciar no estilo mais 'sombrio' que seria a pedra fundamental na criação de Batman O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller e a série animada de Batman A Série Animada.


Influenciou na criação de personagens clássicos como o Godzilla:



E em obras de  Hayao Miyazaki, como Castelo no Céu:



Veja os 8 primeiros episodios produzidos pela Fleischer Studios:











Nenhum comentário:

Postar um comentário