Lembrando jogos de Futebol estilo Arcade - É Tudo Biscoito

Breaking

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Lembrando jogos de Futebol estilo Arcade

Ah jogos de Futebol! Fifa, PES.... não, na verdade eu detesto esses simuladores, nunca fui fã desse "gênero" dos vídeo games, pra mim isso vem da vida real, eu tenho uma deficiência que me impediu de jogar normalmente na infância então acabei passando a abominar o esporte, e por mais que jogasse um International Super Star Soccer no meu Mega Drive, nunca gostei de muita coisa além disso.


Mas nessa semana descobri que eu estive por muito tempo apagando memorias sobre jogos de Futebol que me divertiram sim durante muito tempo, os jogos estilo arcade, aqueles que não tentam simular nada, mas sim extrapolam os limites da realidade em prol da diversão descompromissada que os video games permitem.

O que me lembrou disso foi o anuncio de um novo jogo que adapta a série Super Campeões! Aquele mesmo do garoto que sonhava em jogar pelo São Paulo!


E peitou o Flamengo em pleno Maracanã:


A Bandai Namco anunciou Captain Tsubasa: Rise of New Champions para Playstation 4, Switch e PC, com lançamento ainda pra esse ano, e já sabemos que vai ter graficos fieis ao traço original do mangá além de um gameplay todo no estilo arcade com uso de poderes especiais e tudo mais:


Olha se esse jogo vai ser bom eu não sei, provavelmente não -visto o historico recente de adaptações da Bandai Namco - Mas eu consigo me lembrar de alguns titulos que realmente me marcaram e me fizeram perder horas a fio jogando futebol:


Esse aqui era o Football Power, essas maquinas eram febre em todas as festinhas chiques nos salões 'buffet' por São Paulo até o inicio dos anos 2000, uma versão rapida e simplificada do esporte onde você controlava os jogadores com o joystick e o destaque era a 'bola' na parte inferior do fliperama que você podia meter a bica sem dó na hora de tentar fazer o gol. 



Sendo muito sincero eu não me lembro direito de como o jogo funcionava, acho que era um clone do próximo jogo dessa lista, mas achei interessante trazer essa lembrança pra ver se algum de vocês já jogou nessas belezinhas também.


Partindo pra um clássico, todos os jogos da série "Virtua" da Sega são excelentes, jogos de Tênis, de Luta, de Corrida, todos eles foram praticamente os primeiros de todos os seus gêneros, como é o caso do jogo de futebol da série Virtua Striker!

Striker foi o primeiro jogo em 3D de Futebol, lançado para Fliperama e o Dreamcast, o jogo abusava de um estilo veloz com o máximo de detalhes nos jogadores e nos estádios que a tecnologia de 1994 permitia. Com diversas seleções do mundo, eu passei horas e horas tentando ser campeão mundial num Dreamcast emprestado, além de tentar vencer a equipe mais apelona do jogo, a da própria Sega:


Muito me agradava a simplicidade do gameplay, basicamente tocar e chutar, roubar a bola e pronto. Agora também tem coisas um pouco mais complexas que abrem muitas possibilidades pra brincar com o Futebol em um jogo como é o caso do Super Mario Strikers:


De toda a série de esportes do Mario, sua empreitada pelo mundo futebolístico não é muito falada, mas com certeza é o mais divertido de todos. Todos os personagens da franquia ganham habilidades especiais, super habilidades, truques, jeitos de zoar com o oponente, é o mesmo espirito de um Mario Kart mas dentro de uma partida de futebol.


Mario Strikers até inspirou outros games, mais especificamente em mini games geralmente, mas o falecido console brasileiro, o Zeebo, chegou a ganhar um clone bem interessante dele chamado Zeebo F. C. Super League.

Pra quem não se lembra, resumindo bastante, o Zeebo foi um console brasileiro co-produzido pela TecToy, o console não obteve muito sucesso, porém é legal lembrar que a TecToy tinha um estúdio próprio pra produzir jogos pro aparelho, e um dos últimos projetos foi esse jogo bem legal que eu cheguei a jogar de futebol num estilo totalmente Mario Strikers , com direito até a montar seu próprio boneco no meio estilo Nintendo Mii:


Mas os fliperamas que eram recheados de jogos muito mais interessantes do que Fifa e PES, como o Super Sidekicks da SNK, que cada toque de bola parecia um golpe especial de King of Fighters:


E pra fechar os que mais gostei de jogar, vale sempre lembrar o Fifa Street, que foi finalmente a EA descobrindo como deveria ser feito, passava horas até descarregar a bateria do meu PSP jogando Fifa Street 2 tentando fazer aqueles truques, passes e aproveitando tudo o que o jogo tinha a oferecer de único:


E pra vocês? Qual o jogo favorito de Futebol na infância? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário