Tive uma outra experiencia de vida no cinema com Dias Perfeitos, tive a oportunidade de assistir com uma banda tocando o filme ao vivo na sessão, em um programa mensal que acontece no Cine Belas Artes aqui em São Paulo, fica na Consolação do lado da Paulista e recomendo pra todos!
Enfim, Dias Perfeitos é um daqueles filmes que mostram como o cinema japonês lida com a introspecção e a melancolia como ninguém, aqui acompanhamos alguns dias na vida de Hirayama, um homem que trabalha como zelador de banheiros públicos em Tóquio, e percebemos ao longo dos primeiros minutos de filme que esse trabalho parece ter algum tipo de significado profundo pra ele, na verdade, descobrimos que ele encontrou um certo equilibrio na vida, nas pequenas coisas da vida, no prazer de fazer os pequenos detalhes da sua rotina, desde aguar as plantas, até se trocar e ver a cidade no carro no caminho do serviço.
Além de aproveitar seus hobbies, ele gosta de tirar fotos da natureza, possui uma paixão por livros, coleciona e ouve diversas fitas de música com clássicos do rock, e durante o filme vamos vendo esses pequenos momentos onde sua paz interior encontra pessoas e situações que fogem um pouco do controle, fazendo a gente conhecer mais sobre o passado e como ele chegou até aqui, de uma maneira que nunca é bem clara, mas é contada de uma forma muito sutil.
Nosso herói aqui possui uma grande paixão pela vida, é muito tocante a forma como ele interage com as pessoas e resolve seus conflitos com sinceridade, e com o fardo de situações difíceis que aconteceram na sua vida. O filme ainda tem espaço para fazer uma critica social sobre como são tratadas como invisiveis as pessoas nesses ramos de trabalho, e ao fazer o personagem japonês ler livros e ouvir músicas puramente em lingua inglesa, eu entendo que o filme quer mostrar uma certa universalidade nos conflitos e nas belezas da vida.
Dias Perfeitos é um filme que realmente está me ajudando no meu dia a dia e na rotina de trabalho, a me concentrar nos detalhes gostosos da minha vida, a olhar o mundo ao meu redor com outros olhos, em perceber como eu faço parte do mundo, não sendo só um expectador, e como as nossas interações com as pessoas mudam as vidas de todo mundo, é um filme nota 1000, não tenho como recomendar ainda mais, só vai assistir agora!
Ficha Técnica:
Dias Perfeitos (Perfect Days – Japão, Alemanha, 2023)
Direção: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders, Takuma Takasaki
Elenco: Koji Yakusho, Miyako Tanaka, Long Mizuma, Tokio Emoto, Bunmei Harada, Min Tanaka, Siraki Shibuya, Aoi Iwasaki, Inuko Inuyama, Tomokazu Miura
Duração: 2h 3m
Que riqueza de detalhes desse filme, com certeza vou assistir, que bom que teve um efeito positivo sobre a sua rotina, pois é na vida ordinária que a beleza dessa vida se revela, parabéns pela indicação e análise, esse já vai pra lista, sucesso na sua vida cotidiana, no trabalho e na interação com pessoas.l, você é um grande comunicador e com certeza vai alcançar grandes vôos.
ResponderExcluirMuito obrigado pelos elogios! É muito bom saber que alguém gosta do nosso trabalho! Esse filme é maravilhoso e tenho certeza que vai amar! Trago mais dicas durante a próxima semana S2
Excluir