As indicações de hoje são de 4 filmes que assisti nos streamings da vida esses últimos tempos, vâmbora!
Estômago
Raimundo Nonato (João Miguel) é um migrante nordestino que chega à cidade grande em busca de oportunidade. Aprende a profissão de cozinheiro, na qual se desenvolve e recebe uma melhor oportunidade de trabalho. Sua vida se complica ao se envolver com a prostituta Iria (Fabíula Nascimento). O filme se passa entre o tempo atual na cadeia e a vida de Nonato no restaurante.
Esse é um filme nacional excepcional, a narrativa de passado e presente te deixa preso até o último momento, com grandes atuações e uma historia que por mais surreal que seja parece muito natural pra gente. A historia é cativante, logo de cara parece que conhecemos o protagonista Raimundo Nonato de anos, tem a alma do brasileiro sabe? Um malandro que vem sem nada no bolso além da sua própria inteligência.
A narrativa dupla ainda ajuda mostrar o personagem pontos de aprendizagem do nosso "anti herói", em diferentes momentos da sua jornada, além de várias criticas ao nosso dia a dia, e o sentimento que desde cedo, alguma coisa vai dar muito errado, e isso te prende o filme todo, imperdível!
Meu Pai
Um homem recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ele começa a duvidar dos entes queridos, de sua própria mente e de sua realidade ao tentar compreender as mudanças que estão acontecendo em sua vida.
Esse é um filme que machuca, é pesado, um retrato forte sobre a demência, como ela funciona na mente da pessoa, o longa é quase em primeira pessoa, acompanhamos o colapso da sanidade de um homem e a luta de sua filha em tentar ajuda-lo.
E pra isso o longa nos pede pra abraçar a mesma confusão do protagonista, por exemplo, ao esquecer do rosto de sua filha, temos uma outra atriz no papel, ilustrando como ele não a reconhece mais naquele momento. São diversas situações confusas, até repetitivas, com pequenos detalhes nos cenários e nos personagens. Meu Pai vai te deixar desconfortável, Anthony Hopkins está fenomenal na atuação afiada sobre um homem que está se perdendo, é quase impossível não se identificar.
O Milagre
Uma jovem para de comer, mas permanece milagrosamente viva e bem. A enfermeira inglesa Lib Wright é levada a essa pequena vila para observar Anna O'Donnell, de onze anos.
Um gênero que eu amo de paixão é o thriller, adoro um suspense denso que te faz pensar e deixa na ponta dos pés, e esse aqui é um deles. A trama é baseada em relatos históricos sobre crianças que supostamente passavam meses ou anos em jejum, vivendo apenas da fé em Deus, o filme trás uma Florence Pugh em um dos seus melhores papeis, com uma historia sofrida e tentando ao mesmo tempo observar e ajudar uma jovem garota que pode ou não estar sendo abusada por esta "fé" dos seus familiares.
A ambientação de uma Irlanda no século 19 trás todo um clima pesado de opressão e desconfiança, um período de fome e escassez no país, conflitos que ajudam a instaurar esse estado de fanatismo que coloca em risco a vida das pessoas. O filme começa te pedindo pra embarcar nessa historia, confirmando que é tudo ficcional, mas pedindo sua ajuda para encarar esse conflito de ciência vs crença, em uma historia que aos poucos vai ficando desesperadora para a protagonista e nós espectadores.
O Sonho de Greta
Prestes a fazer 15 anos, Greta Driscoll se sente enclausurada. Ela não consegue suportar a ideia de ter que deixar a infância e tudo aquilo que lhe oferece conforto para adentrar em um mundo novo, o qual não compreende. Com Elliot, seu único amigo, ela trilha esse caminho até os pais lhe prepararem uma festa surpresa, na qual ela tem de encarar uma reviravolta em sua vida.
Vou terminar com um filme mais "leve", sobre crescimento e o fim da infância. O Sonho de Greta faz a gente relembrar sobre como foi se perceber como um adulto, conhecer um mundo novo onde todas as regras não fazem mais sentido, como que faz pra amadurecer afinal?
O que eu mais gostei é a forma diferente nas quais os planos são feitos, o filme é todo lúdico, principalmente nas sequências dos tais "Sonhos" da protagonista, mas o filme inteiro mostra uma visão única pra tudo o que está acontecendo ali, e não deixa de fora a influencia dos amigos, família e tudo mais que formam nosso caráter.