Sou muito fã de jogos de porrada, e não pude resistir a Stranger of Paradise, um jogo que revisita o universo do primeiro FF, lá no NES, pra contar uma historia nova cheia de twists e reviravoltas que, infelizmente, é muito mal contada, com um roteiro terrível e personagens pouco carismáticos, porém seu gameplay eleva a aventura para um dos melhores jogos de ação de 2022.
Vou direto pra melhor parte então, o jogo oferece cinco modos de dificuldade: casual, história, ação, difícil e Caos, e é estruturado linearmente em dungeons onde você explora por novos itens e equipamentos - numa pegada bem Destiny de dropar coisas a todo segundo - enquanto enfrenta monstros inspirados em todos os jogos principais da franquia. Apesar do combate parecer ser muito inspirado em Dark Souls, ele é um meio termo entre Souls e Devil May Cry, você também tem diversas opções de builds e ataques que podem ser evoluídos separadamente, como magos, guerreiros, lanceiros, etc.
Você tem ataque, defesa e uma versão diferente do Parry, aqui quando você segura B (ou bola) se gasta uma barra de "espirito", e ela gasta bem rápido, mas enquanto ela está ativa você não só cancela o ataque dos inimigos como rouba magias do oponente, como a barra se gasta muito rápido, é indicado tentar acertar no último momento, como um parry padrão, porém dependendo da dificuldade, você terá mais tempo pra se defender, o que vai aliviar muitos jogadores.
O ritmo frenético do combate é uma delicia, aos poucos você vai aprendendo os padrões de cada tipo de vilão, e se posicionando de forma a quebrar todos os ataques deles e acertar os seus, terminando o combate com movimentos de finalização especiais com animações ótimas do nosso herói quebrando o inimigo em pedacinhos e recebendo de volta mais magia pra usar no próximo. O que vai fazer você se esforçar em aprender o rimo do jogo são mesmo os chefes, alguns são bem difíceis na primeira vez e vão te forçar a aprender direitinho o ritmo do combate.
Uma coisa meio estranha é a quantidade de itens que você pega e telas que o jogo quer te obrigar a entrar. Sem brincadeira, em cada missão você deve colar umas 15 espadas, e mais 15 de cada coisa, cada uma com diferentes níveis e efeitos como resistências especificas, ai você teoricamente tem que abrir um menu para consultar seus itens e equipa-los da melhor maneira para o desafio que vem a seguir. Além de itens, tem poderes, habilidades, pra você e mais 2 personagens, que compões sua party o tempo todo.
Digo tecnicamente porque eu devo ter tentado fazer isso umas 3 ou 4 vezes antes de cansar e usar a opção "usar itens mais fortes", pra todo mundo e não olhar essas minúcias nunca mais na vida, bom pra quem gosta, mas eu não tenho paciência pra ler muito texto nos meus jogos de ação não, e consegui fechar o jogo assim, então dá certo.
Essa é a parte boa do jogo, porém tem que se levar em consideração que os gráficos são pobres, a apresentação num geral é bem genérica, o design das fases e o estilo das texturas me lembra a forma como eram os jogos de Playstation 2 (claro que em HD), o jogo também é bem pobre fora do seu combate, não tem exploração de cidades nem nada, só missões que você seleciona num mapa, conversas com NPC até existem, mas parece que estavam lá numa versão antiga do jogo e não foram tiradas no final, escondidas entre os milhões de menus que o jogo apresenta.
Porém tem muita coisa boa pra você efetivamente jogar, dá pra jogar tudo com mais 2 amigos online, e montar builds especificas pro estilo de cada um, pegar desafios realmente perigosos pra encarar é diversão garantida com amigos. O sistema de trabalhos é bem completo, com 28 trabalhos no total, cada um com suas próprias árvores de habilidades, você pode equipar 2 ao mesmo tempo, e pode trocar entre qualquer uma a qualquer momento, é realmente uma liberdade enorme pra testar seu estilo favorito. eu acabei jogando o tempo todo praticamente com os trabalhos mais porradeiros que fossem o mais parecido possível com a sensação de "estou jogando Devil May Cry".
Numa boa promoção, eu recomendo bastante pra você que gosta de um jogo de ação competente com boas ideias e boa execução do gameplay em si.